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Até hoje foram identificados mais de doze mil estudos sobre Liderança, tema que nos remete aos tempos bíblicos. O homem sempre se preocupou em evidenciar a importância dos líderes através da história, nas diversas épocas. Os estudos sobre a Liderança são bastante abrangentes e complexos pois permeiam pelos campos acadêmico, da ciência, filosofia, psicologia e política.
 
Dentre os pensadores antigos como Platão aos modernos estudiosos e especialistas de várias áreas, podemos identificar pelo menos um ponto comum:  para haver Liderança é preciso que exista uma forte ligação entre uma pessoa e um grupo que se dá através de um processo de influência direta e intencional.
Podemos entender a influência como uma força psicológica cujo objetivo é modificar o comportamento de pessoas levando-as à realização de um objetivo comum. Vejamos então alguns importantes conceitos que além de representar objeto de estudo são amplamente aplicados nas modernas organizações.
 
Liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum. (Hemphill & Coons, 1957).
 
Liderança é um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo. (Janda, 1960).


Liderança é uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido de atingir um objetivo específico ou objetivos. (Tannenbaum, Weschler & Massarik, 1961).


Liderança é uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada. (Jacobs, 1970).


Liderança é o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização. (Katz & Kahn, 1978).
Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo. (Rouch & Behling, 1984).


Há meio século há um consenso sobre a figura do Líder como "aquele que sabe persuadir e induzir o grupo a partilhar dos objetivos defendidos por ele", como afirma John Garner. Para Chiavenatto é a influencia pessoal exercida pelo Líder a única responsável por levar as pessoas do grupo à consecução de objetivos específicos.
 
Para o moderno pensador e administrador Peter Drucker a única definição de Líder é aquela que se refere a alguém capaz de fazer seguidores. Drucker acredita que algumas pessoas são pensadoras, outras profetas e que os dois papéis são muito importantes e necessários, mas sem seguidores não podem existir líderes de verdade.
 
Portanto, se o grande desafio do mundo corporativo consiste em manter as equipes coesas, trabalhando em sinergia e alinhadas aos objetivos do negócio - o papel do Líder continua a ser fundamental.
 
Ser popular na empresa, amado ou admirado são garantias de boa Liderança?
A resposta é não.  O importante para as organizações e o que verdadeiramente espera do Líder é sua habilidade em levar as pessoas a fazerem as coisas da forma correta.  Neste sentido a Liderança deve ser construída e não imposta e esta relação deve coexistir de forma plena onde seja possível compartilhar o comportamento pessoal e o profissional, na busca do fortalecimento das relações ascendentes, descendentes e horizontais.
 
A verdadeira Liderança deve dar  ao grupo a capacidade de encarar a realidade presente preparando-o para os desafios futuros. O Líder deve preparar as pessoas para as mudanças, tornando-as responsáveis pelo próprio desenvolvimento e estimulando-as a despertar para as oportunidades.
 
Para saber se estamos prontos para nos tornarmos um verdadeiro Líder é preciso mais que formação ou boa vontade. Precisamos ter domínio sobre nossos sentimentos, compreendendo o quanto dispomos de recursos internos  para mobilizá-los em prol das pessoas, ajudando-as na identificação de suas necessidades, oferecendo apoio e acompanhando seu desenvolvimento. Agir com autonomia na resolução de problemas, evitar erros, omissões, imperfeições, retrabalho, tornando cada membro da equipe em uma pessoa imbuída de "espírito" empreendedor, plenamente consciente de seu desenvolvimento e de suas capacidades, além da manutenção de um ambiente de contínuo conhecimento e de aprendizagem - esse é o papel do Líder como agente de transformação.
 
Portanto, antes mesmo de nosso compromisso com a empresa, temos que nos comprometer com nosso propósito em apoiar, acompanhar, desenvolver e estimular pessoas rumo ao seu crescimento pessoal e profissional apesar de todos os desafios de lidar com o comportamento humano. Talvez estejamos mais próximos da Liderança na medida em que conseguimos apreender a figura do Líder como missão e com na incumbência de:

•    Aprender a aprender, mais do que ensinar.
•    Ouvir, aconselhar e orientar.
•    Incentivar as pessoas ao autodesenvolvimento.
•    Valorizar os recursos internos individuais.
•    Liberar o potencial humano.
•    Direcionar pessoas rumo ao futuro.
•    Compartilhar responsabilidades.
•    Formular questões que levem a reflexão e ação.
•    Pensar em soluções e não em problemas.
•    Valorizar e reter talentos.
•    Trabalhar sob a Tríade: Ação, Desenvolvimento e Resultados.


Ana Maria Ramos
CENTRAL DO TRABALHO Recursos Humanos