Acesse também:

Fechar

Acesso para Empresas

Se você é uma empresa e cadastra vagas e busca profissionais, acesse aqui.

  • Esqueci minha senha
  • Já possuo a senha

Acesso para Candidatos

Se você é um candidato e deseja acessar seu curriculo e/ou atualizá-lo, acesse aqui.

Busca de Vagas

Cadastro de Vagas

Cadastre-se Grátis

Cadastro de Currículos

Cadastre-se Grátis

PARCEIROS

CLIENTES

SIGA-NOS

Artigos e Dicas

Psicologia Organizacional

voltar

A Psicologia Organizacional muitas vezes é vista e entendida erroneamente como sendo uma ferramenta do gerenciamento de pessoas dentro de organizações, que está na empresa para otimizar o serviço e distribuir salário, que no caso caberiam à logística e à administração, também.

A organização é um organismo que está vivo, é suscetível a mudanças, nasce e morre. Possui características e particularidades, além de uma estrutura complexa e com sua própria dinâmica. O profissional da psicologia organizacional é o agente capaz de diagnosticar, analisar, propor intervenções e, se a sorte lhe permitir, alcançar êxito a ponto de transformar a cultura de uma organização, por exemplo.

As empresas, diante de intensa competitividade, encontram-se de frente a um grande desafio para poder gerar riquezas, crescer no mercado e ter seu produto/serviço reconhecido.

O mundo moderno dos negócios é marcado pela complexidade e pelo particularismo. O desenvolvimento de tecnologias e a necessidade de mudanças rápidas e profundas na organização da empresa no desenvolvimento do trabalho produtivo exigem posturas diferenciadas, agressivas. Para vencer os desafios do dia a dia no mundo do mercado se faz necessário implementar programas em todos os ramos da administração: no planejamento estratégico, na produção, nas finanças, na logística, no comportamento organizacional e na gestão de pessoas.


Para aumentar os lucros as empresas destinam o foco no comportamento do cliente (mercado), no comportamento da própria empresa e no comportamento dos empregados. A forma de estruturar o poder nas organizações se modificou ao longo dos anos e as empresas foram forçadas a repensar praticamente todos os princípios da sabedoria gerencial. Elas costumavam se orgulhar do tamanho de sua sede e de sua folha de pagamento. Hoje estão alugando os espaços em suas sedes e reduzindo o quadro de funcionários.

As organizações já foram vistas como sendo somente um sistema fechado onde a distribuição de autoridade e responsabilidade era verticalizada através de estruturas rígidas. Existem outros tipos de sistemas atualmente onde, por exemplo, visam, a especialização do trabalho e distribuição do poder através da hierarquia linear. 

O fundamento do sistema fechado, a partir da imposição hierárquica, é o total controle do comportamento administrativo. Atualmente as empresas passaram a ser vistas como sistemas onde existe interação entre os ambientes de trabalho, onde a informação e conhecimento são entendidos como recursos para a tomada de decisões. A participação de todos os colaboradores no processo decisivo faz com que eles se comprometam com o resultado desejado, pois para o trabalhador é transferida parte da responsabilidade do sucesso ou fracasso da empresa.


O fundamento dessa linha de administração, a partir da redução dos níveis hierárquicos e da terceirização do trabalho, é a aceitação de uma visão menos estática ou estagnada da estrutura organizacional.

Contemporaneamente, a organização é tida como um sistema aberto onde os fatores externos são molas propulsoras da mudança interna, no comportamento organizacional. O controle dos comportamentos administrativos é atingido da tecnologia, da informação e da comunicação.

A estrutura é um recurso dinâmico, muda a partir das estratégias estabelecidas e da influência do ambiente externo. Antigamente, mais precisamente em boa parte do século XX, as companhias eram geridas com base no controle e no comando, a gestão de pessoas era voltada às tarefas e a avaliação de desempenho analisando o quanto o empregado produzia.

Os funcionários, por sua vez, acreditavam que, se fossem fiéis a empresa, teriam salário garantido e estabilidade no emprego. Numa relação assim os valores do empregado ou do empregador pouco importavam. Nos últimos vinte anos, com a globalização, as fusões e aquisições, o empregado passou a querer mais do empregador, que vão além do salário e da estabilidade. É possível perceber atualmente que os funcionários procuram pelo desenvolvimento pessoal, pelo desenvolvimento de carreira, pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pelo ambiente de trabalho e por último o salário.

A lógica não é mais a do emprego perpétuo, que aprisiona, mas de ciclos de desenvolvimento, saindo da estagnação, e perduram enquanto a pessoa se sentir engajada. E esse engajamento acontece numa outra ordem, na dos valores. Os valores definem as escolhas dos indivíduos e se traduzem na rotina pelo comportamento. Quando uma pessoa trabalha numa corporação com os mesmos valores que os dela, as decisões fluem e as tarefas saem mais facilmente. O resultado é que ela produz mais e melhor.

Bruno Alberto Pereira de Sant’Ana
Psicólogo Central do Trabalho RH
meu ip