Acesse também:

Fechar

Acesso para Empresas

Se você é uma empresa e cadastra vagas e busca profissionais, acesse aqui.

  • Esqueci minha senha
  • Já possuo a senha

Acesso para Candidatos

Se você é um candidato e deseja acessar seu curriculo e/ou atualizá-lo, acesse aqui.

Busca de Vagas

Cadastro de Vagas

Cadastre-se Grátis

Cadastro de Currículos

Cadastre-se Grátis

PARCEIROS

CLIENTES

SIGA-NOS

Notícias

voltar

27/09/2013

Sertãozinho foi destaque na imprensa regional por estar entre o seleto grupo de 13 cidades da região, cujo tratamento de flúor na água está em condições ideais. A pesquisa, tema de matéria publicada no jornal “Folha de S. Paulo” de 15/09/2013, foi realizada pelo Conselho Regional de Odontologia em parceria com a Unicamp, avaliando a condição da substância na água de 105 cidades paulistas – 30 delas localizadas na região. 
Para ser considerado ideal, o nível de flúor na água deve estar compreendido entre 0,6 e 0,8 mg/L. Quando o índice apurado é menor do que o estipulado, a prevenção efetiva das cáries nas pessoas, quando elas enxaguam a boca ou escovam os dentes, fica comprometida, principalmente nas crianças até 12 anos. Já o excesso de flúor pode causar a fluorose, que é o surgimento de manchas nos dentes. A pesquisa realizou três coletas de água em cada município, sendo que a terceira amostragem foi levada em consideração para divulgação. Em Sertãozinho, o índice apurado e divulgado foi de 0,7 mg/L.
 
Segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sertãozinho (SAEMAS), o município participa desde 2003 do projeto “Promoção e Qualidade de Vida - Fluoretação das Águas de Abastecimento Público”, que tem por objetivo adequar as águas de 117 municípios participantes, através de uma série de ações, incluindo repasse de recursos para aquisição de equipamentos, o que fez com que a cidade ultrapassasse, com dois anos de antecedência, a meta definida pela Secretaria de Estado da Saúde, que é de 80%, já em 2013. “Dados do Departamento Regional de Saúde mostraram que Sertãozinho teve uma melhoria de 63,04% no índice de fluoretação, entre os anos de 2008 e 2011, ou seja, este último estudo, divulgado na semana passada, reafirma o compromisso do SAEMAS em garantir a qualidade da água disponibilizada para o consumo da população; um reconhecimento que nos deixa muito satisfeitos”, comentou o superintendente do SAEMAS, Carlos Roberto Sarni.
 
Atualmente, nas instalações do laboratório próprio do SAEMAS, que está em funcionamento desde 2009, são realizadas análises diárias de todos os poços que abastecem o município de Sertãozinho e o Distrito de Cruz das Posses. Através dos resultados dessas análises, os processos de desinfecção com cloro e fluoretação da água são controlados e qualquer não conformidade detectada é resolvida imediatamente.
 
O índice geral de fluoretação da água de Sertãozinho é hoje de 95,06%, considerando os resultados de mais de 2.790 amostras analisadas somente esse ano, em todo o sistema de abastecimento público. (Assessoria de Comunicação da PMS).


Fonte: http://www.sertaozinho.sp.gov.br/2010/index.php/noticia/visualizar/sertaozinho-se-destaca-na-regiao-pela-qualidade-da-agua